sexta-feira, 11 de abril de 2008

MORRE A MÃE DO REI!! A RAINHA "CEDELLA" BOOKER





A genitora da maior lenda da música negra de todos os tempos, Bob Marley, morreu em sua casa em Miami, Flórida, na última terça-feira, 8 de abril. Cedella Marley Booker, morreu aos 81 anos, de causa ainda não identificada pelos familiares. Cedella era conhecida carinhosammente de Mother B. (coisa como "Bob Mãe", ou "Mãe de Bob")

Era como a própria se denominava de mãe, avó e amiga. Gravou alguns discos em sua breve carreira solo, onde destacaram-se, dois álbum: Smilin'Island of song, um disco voltado para os ritmos do carnaval caribenho e uma aventura musical para as crianças, e claro! um disco clássico para um bom regueiro maranhense, chamado, "Awake Zion", gravado em companhia dos "The Waillers", onde se destacaram músicas como: "Redemption Songs" (uma letra diferente da tradiconal do rei Marley), e "He Is A Rastaman" um sucesso nos salões de São Luis e dos programas de reggae, assim como o nosso "Radiola Reggae" na Difusora Fm, ...Uma Pedra!!!.

Cedella Marley Booker, colaborou com alguns artistas em países como: Estados Unidos, Jamaica, Europa, México e África. Escreveu dois livros: "Bob Marley : An Intimate Portrait By His Mother" e "Bob Marley, My Son", um livro que celebra a vida do seu filho famoso.

A Matriarca da Família Marley, honrou o espírito do filho Rei, tanto que fundou um movimento de pessoas de jah, um tipo de organização em benefício ao povo da Flórida e do Caribe. Dedicou boa parte da sua vida e de sua família a religião rastafari, pregando em sua palavra mensagens de paz e amor.

Muito dos acervos de Cedella, pertencem a escola Bàsica de Nine Mile em St. Ann na costa norte da Jamaica. A Escola também é ligada a "CEDELLA MARLEY BOOKER SCHOOL", em homenagem a ela, que é associada a "RHODEN HALL BASIC SCHOOL" localizada no Sul da Jamaica.

" Cedella era uma das mulheres mais poderosas que eu já conhecí" disse, Chris Blackwell, fundador do selo Island Records.


Fonte: BobMarley.com